FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Segundo Bock (2000, p. 177), “as propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado”.
Considerando as diferentes propriedades que, segundo Bock, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir.
I O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.
II Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.
III O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e II.
Segundo Paroneto e Vieira (2010, p. 39), “a visão de mundo, é a forma como interpretamos o mundo em que vivemos; é um conjunto de ações voltadas para a compreensão da dinâmica da relação do homem com o meio, com a determinação social e com a evolução histórica dessa relação”. Logo, seja qual for o tempo/lugar da história, o modo como o homem interpreta a realidade e as questões que lhe cercam diz respeito à visão de ser humano e sociedade que ele constrói na medida de suas experiências e vivências.
Nesse sentido, julgue as afirmativas que seguem, indicando V para aquelas que forem verdadeiras e F para aquelas que forem falsas.
( ) Nas sociedades primitivas, a visão de mundo era marcada pela relação de proximidade entre o homem e a natureza; pela manifestação do sagrado que se encontrava em todas as dependências da realidade vivida.
( ) O paradigma teocêntrico marca a visão de mundo na Idade Média: uma sociedade estática, hierarquizada, e, por isso mesmo, convencida de que Deus determinara a cada um o seu lugar.
( ) Fosse na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, a produção intelectual renascentista demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso e a visão de mundo medieval.
( ) Na Modernidade, o modo de pensar foi influenciado, sobretudo, pelas transformações no campo científico e político. A visão de mundo é marcada pela ênfase dada ao indivíduo e à racionalidade.
( ) A nova visão de homem e de mundo gerada no século XVII não modificou as bases do saber que, profundamente contemplativo, revelou as essências metafísicas como objeto primordial da ciência.
Assinale a sequência CORRETA.
V, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.
V, V, F, V, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
No texto O paradigma educacional emergente (2000), Moraes afirma que educar para a cidadania global é ensinar a viver na mudança e não querer controlá-las. Ou seja, que é necessário compreender a necessidade da transformação, de modo a não querer obter o controle sobre ela.
Tendo em conta os pressupostos do paradigma educacional emergente, julgue os itens a seguir.
I O aprendizado autônomo pressupõe flexibilização e compromisso.
II A autonomia, a cooperação e a criticidade são fundamentais num mundo em permanente mudança.
III A mudança de paradigma só é percebida nos grandes laboratórios científicos e na vida política da sociedade.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
I, apenas.
I e III.
III, apenas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Entendo a educação popular como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito.
(FREIRE, Paulo; NOGUERIA, Adriano. Que fazer: teoria e prática da educação popular. Petrópolis: Vozes, 1993, p. 19)
No âmbito da educação popular, a prática e a reflexão sobre a prática incorporaram a ideia de organização ao espaço de formação da consciência crítica. Nesse sentido,
I O diálogo, a construção coletiva e o contraditório são reconhecidos como práticas que possibilitam a humanização e a transformação individual e social dos sujeitos.
II O objetivo da educação popular é adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos.
III Os fundamentos da pedagogia histórico-crítica destacam o sujeito da educação popular como homem que se constrói pelo trabalho, inserido na cultura em que vive.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I, somente.
III, somente.
I e III.
Observe, com atenção, a charge a seguir.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, a charge faz uma crítica:
às tendências do campo progressista.
às pedagogias redentoras.
aos processos político-libertários.
às práticas de ensino conciliadoras.
às tendências do campo liberal.
Leia, com atenção, o texto abaixo.
Muitas das concepções sociais do senso comum de um povo ou de um grupo social transformaram-se em frases feitas ou em ditos populares, como, por exemplo: “Deus ajuda a quem cedo madruga”, “Querer é poder”, “Filho de peixe, peixinho é”. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas. Outras podem revelar profunda reflexão sobre a vida – o que chamamos “sabedoria popular” (COTRIN, 2000, p. 46-47).
Acerca do senso comum, julgue as afirmativas a seguir.
I O senso comum designa o saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade.
II O que caracteriza o senso comum são as noções de verdade ou falsidade atribuídas experiência cotidiana.
III O senso comum designa um tipo de conhecimento adquirido sem base crítica, precisa, coerente e sistemática.
IV O conhecimento popular tem origem no senso comum; diz respeito ao modo como as experiências cotidianas são herdadas pelos sujeitos de uma determinada cultura.
V O senso comum determina a falta de verdade dos eventos cotidianos, correspondendo aos interesses de uma determinada classe.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
O ser humano sempre está envolvido em alguma atividade relacionada às outras pessoas. Por essa razão, jamais pode ser comparado a uma ilha. Com os seus direitos e deveres inalienáveis, tem uma vida de alegrias ou dissabores, realizações ou frustrações, que são frutos do reflexo do seu caráter, pensamentos e atitudes.
(João Bosco de Andrade Araújo. O homem, um ser político e social - com adaptações. Disponível em: . Acesso em 11 fev. 2016)
O texto acima faz referência ao homem como sujeito:
material.
racional.
psiquico.
político e social.
ético.
É precisamente a tomada de consciência de sua historicidade que caracteriza e circunstancia o homem nas relações que ele mantém com o outro e com o mundo. Sujeito de uma história que se realiza concretamente, o homem tem sua identidade forjada nas tramas do tempo, e, através delas, compreende a si mesmo, os outros, a cultura e os acontecimentos de ontem e hoje como espaço dialético, de autocrítica e de autorrealização.
A respeito da temática da morte como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.
I A morte define o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio possível para compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas.
II A consciência da morte isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.
III A premissa da morte imprimiu sobre a experiência humana a condição de sua consciência, e, nela, da produção e atribuição dos sentidos de ser e estar no mundo humano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e II.
Segundo Paroneto e Vieira (2010, p. 39), “a visão de mundo, é a forma como interpretamos o mundo em que vivemos; é um conjunto de ações voltadas para a compreensão da dinâmica da relação do homem com o meio, com a determinação social e com a evolução histórica dessa relação”. Logo, seja qual for o tempo/lugar da história, o modo como o homem interpreta a realidade e as questões que lhe cercam diz respeito à visão de ser humano e sociedade que ele constrói na medida de suas experiências e vivências.
Nesse sentido, julgue as afirmativas que seguem, indicando V para aquelas que forem verdadeiras e F para aquelas que forem falsas.
( ) Nas sociedades primitivas, a visão de mundo era marcada pela relação de proximidade entre o homem e a natureza; pela manifestação do sagrado que se encontrava em todas as dependências da realidade vivida.
( ) O paradigma teocêntrico marca a visão de mundo na Idade Média: uma sociedade estática, hierarquizada, e, por isso mesmo, convencida de que Deus determinara a cada um o seu lugar.
( ) Fosse na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, a produção intelectual renascentista demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso e a visão de mundo medieval.
( ) Na Modernidade, o modo de pensar foi influenciado, sobretudo, pelas transformações no campo científico e político. A visão de mundo é marcada pela ênfase dada ao indivíduo e à racionalidade.
( ) A nova visão de homem e de mundo gerada no século XVII não modificou as bases do saber que, profundamente contemplativo, revelou as essências metafísicas como objeto primordial da ciência.
Assinale a sequência CORRETA.
V, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.
V, V, F, V, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
No texto O paradigma educacional emergente (2000), Moraes afirma que educar para a cidadania global é ensinar a viver na mudança e não querer controlá-las. Ou seja, que é necessário compreender a necessidade da transformação, de modo a não querer obter o controle sobre ela.
Tendo em conta os pressupostos do paradigma educacional emergente, julgue os itens a seguir.
I O aprendizado autônomo pressupõe flexibilização e compromisso.
II A autonomia, a cooperação e a criticidade são fundamentais num mundo em permanente mudança.
III A mudança de paradigma só é percebida nos grandes laboratórios científicos e na vida política da sociedade.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
I, apenas.
I e III.
III, apenas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Entendo a educação popular como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito.
(FREIRE, Paulo; NOGUERIA, Adriano. Que fazer: teoria e prática da educação popular. Petrópolis: Vozes, 1993, p. 19)
No âmbito da educação popular, a prática e a reflexão sobre a prática incorporaram a ideia de organização ao espaço de formação da consciência crítica. Nesse sentido,
I O diálogo, a construção coletiva e o contraditório são reconhecidos como práticas que possibilitam a humanização e a transformação individual e social dos sujeitos.
II O objetivo da educação popular é adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos.
III Os fundamentos da pedagogia histórico-crítica destacam o sujeito da educação popular como homem que se constrói pelo trabalho, inserido na cultura em que vive.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I, somente.
III, somente.
I e III.
Observe, com atenção, a charge a seguir.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, a charge faz uma crítica:
às tendências do campo progressista.
às pedagogias redentoras.
aos processos político-libertários.
às práticas de ensino conciliadoras.
às tendências do campo liberal.
Leia, com atenção, o texto abaixo.
Muitas das concepções sociais do senso comum de um povo ou de um grupo social transformaram-se em frases feitas ou em ditos populares, como, por exemplo: “Deus ajuda a quem cedo madruga”, “Querer é poder”, “Filho de peixe, peixinho é”. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas. Outras podem revelar profunda reflexão sobre a vida – o que chamamos “sabedoria popular” (COTRIN, 2000, p. 46-47).
Acerca do senso comum, julgue as afirmativas a seguir.
I O senso comum designa o saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade.
II O que caracteriza o senso comum são as noções de verdade ou falsidade atribuídas experiência cotidiana.
III O senso comum designa um tipo de conhecimento adquirido sem base crítica, precisa, coerente e sistemática.
IV O conhecimento popular tem origem no senso comum; diz respeito ao modo como as experiências cotidianas são herdadas pelos sujeitos de uma determinada cultura.
V O senso comum determina a falta de verdade dos eventos cotidianos, correspondendo aos interesses de uma determinada classe.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
O ser humano sempre está envolvido em alguma atividade relacionada às outras pessoas. Por essa razão, jamais pode ser comparado a uma ilha. Com os seus direitos e deveres inalienáveis, tem uma vida de alegrias ou dissabores, realizações ou frustrações, que são frutos do reflexo do seu caráter, pensamentos e atitudes.
(João Bosco de Andrade Araújo. O homem, um ser político e social - com adaptações. Disponível em: . Acesso em 11 fev. 2016)
O texto acima faz referência ao homem como sujeito:
material.
racional.
psiquico.
político e social.
ético.
É precisamente a tomada de consciência de sua historicidade que caracteriza e circunstancia o homem nas relações que ele mantém com o outro e com o mundo. Sujeito de uma história que se realiza concretamente, o homem tem sua identidade forjada nas tramas do tempo, e, através delas, compreende a si mesmo, os outros, a cultura e os acontecimentos de ontem e hoje como espaço dialético, de autocrítica e de autorrealização.
A respeito da temática da morte como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.
I A morte define o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio possível para compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas.
II A consciência da morte isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.
III A premissa da morte imprimiu sobre a experiência humana a condição de sua consciência, e, nela, da produção e atribuição dos sentidos de ser e estar no mundo humano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
V, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.
V, V, F, V, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
No texto O paradigma educacional emergente (2000), Moraes afirma que educar para a cidadania global é ensinar a viver na mudança e não querer controlá-las. Ou seja, que é necessário compreender a necessidade da transformação, de modo a não querer obter o controle sobre ela.
Tendo em conta os pressupostos do paradigma educacional emergente, julgue os itens a seguir.
I O aprendizado autônomo pressupõe flexibilização e compromisso.
II A autonomia, a cooperação e a criticidade são fundamentais num mundo em permanente mudança.
III A mudança de paradigma só é percebida nos grandes laboratórios científicos e na vida política da sociedade.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
I, apenas.
I e III.
III, apenas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Entendo a educação popular como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito.
(FREIRE, Paulo; NOGUERIA, Adriano. Que fazer: teoria e prática da educação popular. Petrópolis: Vozes, 1993, p. 19)
No âmbito da educação popular, a prática e a reflexão sobre a prática incorporaram a ideia de organização ao espaço de formação da consciência crítica. Nesse sentido,
I O diálogo, a construção coletiva e o contraditório são reconhecidos como práticas que possibilitam a humanização e a transformação individual e social dos sujeitos.
II O objetivo da educação popular é adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos.
III Os fundamentos da pedagogia histórico-crítica destacam o sujeito da educação popular como homem que se constrói pelo trabalho, inserido na cultura em que vive.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I, somente.
III, somente.
I e III.
Observe, com atenção, a charge a seguir.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, a charge faz uma crítica:
às tendências do campo progressista.
às pedagogias redentoras.
aos processos político-libertários.
às práticas de ensino conciliadoras.
às tendências do campo liberal.
Leia, com atenção, o texto abaixo.
Muitas das concepções sociais do senso comum de um povo ou de um grupo social transformaram-se em frases feitas ou em ditos populares, como, por exemplo: “Deus ajuda a quem cedo madruga”, “Querer é poder”, “Filho de peixe, peixinho é”. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas. Outras podem revelar profunda reflexão sobre a vida – o que chamamos “sabedoria popular” (COTRIN, 2000, p. 46-47).
Acerca do senso comum, julgue as afirmativas a seguir.
I O senso comum designa o saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade.
II O que caracteriza o senso comum são as noções de verdade ou falsidade atribuídas experiência cotidiana.
III O senso comum designa um tipo de conhecimento adquirido sem base crítica, precisa, coerente e sistemática.
IV O conhecimento popular tem origem no senso comum; diz respeito ao modo como as experiências cotidianas são herdadas pelos sujeitos de uma determinada cultura.
V O senso comum determina a falta de verdade dos eventos cotidianos, correspondendo aos interesses de uma determinada classe.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
O ser humano sempre está envolvido em alguma atividade relacionada às outras pessoas. Por essa razão, jamais pode ser comparado a uma ilha. Com os seus direitos e deveres inalienáveis, tem uma vida de alegrias ou dissabores, realizações ou frustrações, que são frutos do reflexo do seu caráter, pensamentos e atitudes.
(João Bosco de Andrade Araújo. O homem, um ser político e social - com adaptações. Disponível em: . Acesso em 11 fev. 2016)
O texto acima faz referência ao homem como sujeito:
material.
racional.
psiquico.
político e social.
ético.
É precisamente a tomada de consciência de sua historicidade que caracteriza e circunstancia o homem nas relações que ele mantém com o outro e com o mundo. Sujeito de uma história que se realiza concretamente, o homem tem sua identidade forjada nas tramas do tempo, e, através delas, compreende a si mesmo, os outros, a cultura e os acontecimentos de ontem e hoje como espaço dialético, de autocrítica e de autorrealização.
A respeito da temática da morte como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.
I A morte define o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio possível para compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas.
II A consciência da morte isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.
III A premissa da morte imprimiu sobre a experiência humana a condição de sua consciência, e, nela, da produção e atribuição dos sentidos de ser e estar no mundo humano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
I, apenas.
I e III.
III, apenas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Entendo a educação popular como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito.
(FREIRE, Paulo; NOGUERIA, Adriano. Que fazer: teoria e prática da educação popular. Petrópolis: Vozes, 1993, p. 19)
No âmbito da educação popular, a prática e a reflexão sobre a prática incorporaram a ideia de organização ao espaço de formação da consciência crítica. Nesse sentido,
I O diálogo, a construção coletiva e o contraditório são reconhecidos como práticas que possibilitam a humanização e a transformação individual e social dos sujeitos.
II O objetivo da educação popular é adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos.
III Os fundamentos da pedagogia histórico-crítica destacam o sujeito da educação popular como homem que se constrói pelo trabalho, inserido na cultura em que vive.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I, somente.
III, somente.
I e III.
Observe, com atenção, a charge a seguir.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, a charge faz uma crítica:
às tendências do campo progressista.
às pedagogias redentoras.
aos processos político-libertários.
às práticas de ensino conciliadoras.
às tendências do campo liberal.
Leia, com atenção, o texto abaixo.
Muitas das concepções sociais do senso comum de um povo ou de um grupo social transformaram-se em frases feitas ou em ditos populares, como, por exemplo: “Deus ajuda a quem cedo madruga”, “Querer é poder”, “Filho de peixe, peixinho é”. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas. Outras podem revelar profunda reflexão sobre a vida – o que chamamos “sabedoria popular” (COTRIN, 2000, p. 46-47).
Acerca do senso comum, julgue as afirmativas a seguir.
I O senso comum designa o saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade.
II O que caracteriza o senso comum são as noções de verdade ou falsidade atribuídas experiência cotidiana.
III O senso comum designa um tipo de conhecimento adquirido sem base crítica, precisa, coerente e sistemática.
IV O conhecimento popular tem origem no senso comum; diz respeito ao modo como as experiências cotidianas são herdadas pelos sujeitos de uma determinada cultura.
V O senso comum determina a falta de verdade dos eventos cotidianos, correspondendo aos interesses de uma determinada classe.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
O ser humano sempre está envolvido em alguma atividade relacionada às outras pessoas. Por essa razão, jamais pode ser comparado a uma ilha. Com os seus direitos e deveres inalienáveis, tem uma vida de alegrias ou dissabores, realizações ou frustrações, que são frutos do reflexo do seu caráter, pensamentos e atitudes.
(João Bosco de Andrade Araújo. O homem, um ser político e social - com adaptações. Disponível em: . Acesso em 11 fev. 2016)
O texto acima faz referência ao homem como sujeito:
material.
racional.
psiquico.
político e social.
ético.
É precisamente a tomada de consciência de sua historicidade que caracteriza e circunstancia o homem nas relações que ele mantém com o outro e com o mundo. Sujeito de uma história que se realiza concretamente, o homem tem sua identidade forjada nas tramas do tempo, e, através delas, compreende a si mesmo, os outros, a cultura e os acontecimentos de ontem e hoje como espaço dialético, de autocrítica e de autorrealização.
A respeito da temática da morte como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.
I A morte define o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio possível para compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas.
II A consciência da morte isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.
III A premissa da morte imprimiu sobre a experiência humana a condição de sua consciência, e, nela, da produção e atribuição dos sentidos de ser e estar no mundo humano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I, somente.
III, somente.
I e III.
Observe, com atenção, a charge a seguir.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, a charge faz uma crítica:
às tendências do campo progressista.
às pedagogias redentoras.
aos processos político-libertários.
às práticas de ensino conciliadoras.
às tendências do campo liberal.
Leia, com atenção, o texto abaixo.
Muitas das concepções sociais do senso comum de um povo ou de um grupo social transformaram-se em frases feitas ou em ditos populares, como, por exemplo: “Deus ajuda a quem cedo madruga”, “Querer é poder”, “Filho de peixe, peixinho é”. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas. Outras podem revelar profunda reflexão sobre a vida – o que chamamos “sabedoria popular” (COTRIN, 2000, p. 46-47).
Acerca do senso comum, julgue as afirmativas a seguir.
I O senso comum designa o saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade.
II O que caracteriza o senso comum são as noções de verdade ou falsidade atribuídas experiência cotidiana.
III O senso comum designa um tipo de conhecimento adquirido sem base crítica, precisa, coerente e sistemática.
IV O conhecimento popular tem origem no senso comum; diz respeito ao modo como as experiências cotidianas são herdadas pelos sujeitos de uma determinada cultura.
V O senso comum determina a falta de verdade dos eventos cotidianos, correspondendo aos interesses de uma determinada classe.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
O ser humano sempre está envolvido em alguma atividade relacionada às outras pessoas. Por essa razão, jamais pode ser comparado a uma ilha. Com os seus direitos e deveres inalienáveis, tem uma vida de alegrias ou dissabores, realizações ou frustrações, que são frutos do reflexo do seu caráter, pensamentos e atitudes.
(João Bosco de Andrade Araújo. O homem, um ser político e social - com adaptações. Disponível em: . Acesso em 11 fev. 2016)
O texto acima faz referência ao homem como sujeito:
material.
racional.
psiquico.
político e social.
ético.
É precisamente a tomada de consciência de sua historicidade que caracteriza e circunstancia o homem nas relações que ele mantém com o outro e com o mundo. Sujeito de uma história que se realiza concretamente, o homem tem sua identidade forjada nas tramas do tempo, e, através delas, compreende a si mesmo, os outros, a cultura e os acontecimentos de ontem e hoje como espaço dialético, de autocrítica e de autorrealização.
A respeito da temática da morte como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.
I A morte define o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio possível para compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas.
II A consciência da morte isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.
III A premissa da morte imprimiu sobre a experiência humana a condição de sua consciência, e, nela, da produção e atribuição dos sentidos de ser e estar no mundo humano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
às tendências do campo progressista.
às pedagogias redentoras.
aos processos político-libertários.
às práticas de ensino conciliadoras.
às tendências do campo liberal.
Leia, com atenção, o texto abaixo.
Muitas das concepções sociais do senso comum de um povo ou de um grupo social transformaram-se em frases feitas ou em ditos populares, como, por exemplo: “Deus ajuda a quem cedo madruga”, “Querer é poder”, “Filho de peixe, peixinho é”. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas. Outras podem revelar profunda reflexão sobre a vida – o que chamamos “sabedoria popular” (COTRIN, 2000, p. 46-47).
Acerca do senso comum, julgue as afirmativas a seguir.
I O senso comum designa o saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade.
II O que caracteriza o senso comum são as noções de verdade ou falsidade atribuídas experiência cotidiana.
III O senso comum designa um tipo de conhecimento adquirido sem base crítica, precisa, coerente e sistemática.
IV O conhecimento popular tem origem no senso comum; diz respeito ao modo como as experiências cotidianas são herdadas pelos sujeitos de uma determinada cultura.
V O senso comum determina a falta de verdade dos eventos cotidianos, correspondendo aos interesses de uma determinada classe.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
O ser humano sempre está envolvido em alguma atividade relacionada às outras pessoas. Por essa razão, jamais pode ser comparado a uma ilha. Com os seus direitos e deveres inalienáveis, tem uma vida de alegrias ou dissabores, realizações ou frustrações, que são frutos do reflexo do seu caráter, pensamentos e atitudes.
(João Bosco de Andrade Araújo. O homem, um ser político e social - com adaptações. Disponível em: . Acesso em 11 fev. 2016)
O texto acima faz referência ao homem como sujeito:
material.
racional.
psiquico.
político e social.
ético.
É precisamente a tomada de consciência de sua historicidade que caracteriza e circunstancia o homem nas relações que ele mantém com o outro e com o mundo. Sujeito de uma história que se realiza concretamente, o homem tem sua identidade forjada nas tramas do tempo, e, através delas, compreende a si mesmo, os outros, a cultura e os acontecimentos de ontem e hoje como espaço dialético, de autocrítica e de autorrealização.
A respeito da temática da morte como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.
I A morte define o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio possível para compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas.
II A consciência da morte isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.
III A premissa da morte imprimiu sobre a experiência humana a condição de sua consciência, e, nela, da produção e atribuição dos sentidos de ser e estar no mundo humano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
O ser humano sempre está envolvido em alguma atividade relacionada às outras pessoas. Por essa razão, jamais pode ser comparado a uma ilha. Com os seus direitos e deveres inalienáveis, tem uma vida de alegrias ou dissabores, realizações ou frustrações, que são frutos do reflexo do seu caráter, pensamentos e atitudes.
(João Bosco de Andrade Araújo. O homem, um ser político e social - com adaptações. Disponível em: . Acesso em 11 fev. 2016)
O texto acima faz referência ao homem como sujeito:
material.
racional.
psiquico.
político e social.
ético.
É precisamente a tomada de consciência de sua historicidade que caracteriza e circunstancia o homem nas relações que ele mantém com o outro e com o mundo. Sujeito de uma história que se realiza concretamente, o homem tem sua identidade forjada nas tramas do tempo, e, através delas, compreende a si mesmo, os outros, a cultura e os acontecimentos de ontem e hoje como espaço dialético, de autocrítica e de autorrealização.
A respeito da temática da morte como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.
I A morte define o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio possível para compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas.
II A consciência da morte isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.
III A premissa da morte imprimiu sobre a experiência humana a condição de sua consciência, e, nela, da produção e atribuição dos sentidos de ser e estar no mundo humano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
material.
racional.
psiquico.
político e social.
ético.
É precisamente a tomada de consciência de sua historicidade que caracteriza e circunstancia o homem nas relações que ele mantém com o outro e com o mundo. Sujeito de uma história que se realiza concretamente, o homem tem sua identidade forjada nas tramas do tempo, e, através delas, compreende a si mesmo, os outros, a cultura e os acontecimentos de ontem e hoje como espaço dialético, de autocrítica e de autorrealização.
A respeito da temática da morte como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.
I A morte define o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio possível para compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas.
II A consciência da morte isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.
III A premissa da morte imprimiu sobre a experiência humana a condição de sua consciência, e, nela, da produção e atribuição dos sentidos de ser e estar no mundo humano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.